21.5.20

Os escritores da Região Centro-Oeste


O Centro-Oeste é uma região brasileira muito extensa e cheia de belezas naturais. Tem uma diversidade enorme de paisagens, culinária maravilhosa e também tem Literatura!
Eu confesso que enquanto preparava esse post percebi que não conhecia boa parte dos autores citados. Então se você for escritor(a) da Região Centro-Oeste por favor, me deixe um comentário aqui embaixo que vou adorar conhecer a sua obra!

DEMAIS POSTS DESTE PROJETO:
APRESENTAÇÃO
NORTE
NORDESTE
SUDESTE
SUL

MATO GROSSO

  • Manoel de Barros: Foi um poeta cuiabano do pós-modernismo, vencedor de diversos prêmios literários, sendo um dos mais aclamados poetas modernos de nosso país (foi considerado o maior poeta vivo por ninguém menos que Carlos Drummond de Andrade). Escreveu "Livro sobre o Nada", "O Guardador de Águas", dentre muitos outros. Teve livros publicados em Portugal, Espanha, França e Estados Unidos. Faleceu em 2014, aos 97 anos. 
  • Francisco de Aquino Correia: O autor foi o primeiro mato-grossense a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Além de escritor, foi também arcebispo de Cuiabá e governador de Mato Grosso, indicado por Venceslau Brás. Foi ele quem tomou a iniciativa de fundar a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Faleceu em 1956, ao 70 anos. Obras: A Flor d'aleluia, Nova et vetera. 
  • Ryane Leão: A escritora best-seller tem mais de 500 mil seguidores em seu Instagram e publica seus textos por lá. Começou publicando seus poemas em lambe-lambes, até que foi descoberta por uma editora. A autora é militante do movimento feminista negro e  e procura fazer com que todas as mulheres se sintam representadas em suas obras. Além disso, também é professora e tem uma escola de inglês com mensalidades baixas, voltadas para mulheres pretas e com foco na cultura afro. Obras: Tudo nela brilha e queima, Jamais peço desculpas por me derramar.

MATO GROSSO DO SUL

  • Guimarães Rocha: Membro da Academia Sul Mato-grossense de Letras, é escritor, poeta, professor e policial militar. Escreve poesias, biografias e também compõe canções sertanejas. Obras: Mundo Mundano, Dante Vive.  
  • Douglas Diegues: Poeta de vanguarda e pesquisador da poesia dos povos indígenas. A linguagem utilizada em suas obras é chamada pelo próprio autor de "Portunhol Selvagem" e representa uma mistura do português, castelhano e guarani. Obras: Dá gusto andar desnudo por estas selvas, La Camaleoa.
  • Maria da Glória Sá Rosa: Foi uma professora, pioneira no ensino de Campo Grande. A escritora ocupava uma cadeira na Academia Sul Mato-grossense de Letras. Lecionou Literatura na UFMS e faleceu em 2020 aos 88 anos. Obras: Estudo sobre Guimarães Rosa, Crônicas de Fim de Século. 

GOIÁS

  • Cora Coralina: Foi uma importante contista e poetisa, sendo considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Cora teve seu primeiro livro publicado apenas aos 76 anos, embora tenha começado a escrever e publicar seus contos aos 14 anos em jornais de Goiânia. Recebeu o título Doutor Honoris Causa da UFG e o prêmio Juca Pato da União Brasileira dos Escritores. Faleceu em 1985, aos 95 anos. Obras: Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, Estórias da Casa Velha da Ponte
  • Bernardo Élis: Foi o primeiro e único goiano a entrar para a Academia Brasileira de Letras. Foi poeta, romantista e contista, além de atuar também como professor e advogado. Recebeu diversos prêmios literários, inclusive um Jabuti. Sua obra O Tronco foi adaptada para o cinema. Faleceu em 1997 aos 82 anos.  Obras: Ermos e Gerais: Contos Goianos, Primeira Chuva
  • Gilberto Mendonça Teles: Poeta e crítico literário, é conhecido tanto pela composição poética quanto pelos estudos sobre modernismo e vanguarda na poesia. Também atuou como professor de Literatura na PUC-Rio. Foi agraciado com o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra e também o prêmio Juca Pato. Obras: Alvorada, Estrela D'Alva

DISTRITO FEDERAL

  • Renato Russo: Muito mais conhecido pelas composições e por ser vocalista da banda Legião Urbana, Renato Russo também publicou livros. Foi cantor e compositor, e embora não fosse natural de Brasília, viveu e cantou sobre o Distrito Federal. Faleceu em 1996 aos 36 anos. Obras: Só por hoje e para sempre, 42nd Street Band: Romance de uma banda imaginária
  • Manuela Castro: A jornalista de Brasília lançou recentemente o seu primeiro livro reportagem sobre colônias de leprosos no Brasil. Obra: A Praga
  • Patrícia Baikal: Advogada e autora de "Mulher com Brânquias", que foi bastante divulgado (e elogiado) pelos booktubers. Também escreveu "Mariposa". Sua obra foi publicada de forma independente. 
E assim encerro essa primeira fase do projeto. Eu adorei produzir e pesquisar sobre escritores de cada estado e conhecer mais sobre a literatura brasileira. 
Nessa primeira fase queria apresentar autores que carregassem o nome de seu estado. Vivos ou mortos. Muitos já considerados clássicos. Infelizmente, a desigualdade de produção literária em nosso país é muito grande e não pude cumprir como queria. Passei então a querer divulgar apenas autores que eu pudesse encontrar por mecanismos de busca, como Google e Wikipedia (escritores, vamos deixar a vergonha de lado e criar uma página com o nominho de vocês na Wikipédia, teria facilitado meu trabalho). 
Para a segunda fase do projeto, quero contar com a colaboração de VOCÊ, que escreve livros! Pode publicar da forma que for! Pode ter 1 ou 1000 leitores. Basta que escreva. 
Me mande um e-mail para checkinvirtual@gmail.com  me contando um pouquinho sobre você: onde mora, onde nasceu (e de onde se considera - da cidade de nascimento ou da cidade onde vive ou nenhuma), o que escreve, o nome da sua obra, uma foto, enfim... Quero montar uma parte 2 desse projeto, fazer um mapinha como esses, com os nomes e as fotinhos de vocês!
Divulgar a Literatura Nacional é uma missão que tenho com esse humilde bloguinho e quero cumpri-la!

Até a próxima!

ACOMPANHE O BLOG NAS REDES SOCIAIS

Instagram (@checkinvirtual)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por