![]() |
Mesmo tendo passado boa parte da infância enfiada nos livros, foi a única foto que achei de mim lendo... |
Feliz dia das crianças! Nós sabemos que um bom leitor muitas vezes começa desde cedo. Hoje vou falar os motivos pelos quais devemos incentivar as crianças a ler.
1-Estimular a imaginação
Quando você lê para uma criança isso estimula a imaginação. Sabemos que a criatividade das crianças é infinitamente maior que a nossa. E num mundo de tantas imagens prontas com desenhos e vídeos na internet, por que não estimulá-las a criarem as próprias imagens?
2- Muitos livros infantis reforçam valores
O caráter começa desde cedo. Fábulas com lições de moral ou livros que ensinem valores como a generosidade, a educação, divisão de serviços domésticos, respeito, igualdade de gênero entre tantos outros.
3- Estimular uma mudança de vida
O estudo é a melhor forma de uma pessoa ter uma vida melhor. Sabemos que as pessoas com nível superior conseguem salários melhores do que aquelas que não têm. Fora que a educação sempre é um bom investimento. Aliás, é a única forma de mudar o mundo para melhor.
4- Formar um leitor (e consequentemente uma pessoa com senso crítico)
A leitura é capaz de estimular o senso crítico. Até mesmo porque temos grandes obras que abordam questões de cunho social e político que nos ajudam a refletir sobre as mudanças que queremos ver no mundo. Na maioria das vezes o primeiro contato com a literatura é na pré-adolescência, com clássicos brasileiros (que são muito bons, mas muitas vezes estão além da capacidade de compreensão desses alunos), e isso acaba criando o mito de que "ler é chato". Se o estímulo vier de casa, vai ser muito mais fácil quebrar esse paradigma.
Por isso, incentive a leitura desde a primeira infância. Vou dar o exemplo dos meus pais, que acredito que tenha funcionado bem.
Minha mãe, mesmo trabalhando fora, tirava pequenos momentos no dia para ler para mim. 15 minutos é mais que suficiente. Ela também comprava livros emborrachados para ler no banho (eu adorava tomar banho "lendo" o livro do Cebolinha), sempre tinha gibi em casa e aqueles livros mais lúdicos. E quando tinha feira do livro na escola ela me incentivava a escolher algum livro que eu gostasse (no caso eu gostava de todos e ela tinha que me controlar). Eu lia muitos contos de fadas naquelas versões fininhas ilustradas (são super baratinhos, na internet tem opções por menos de 5 reais) e mais tarde comecei a frequentar a biblioteca da escola para ler os livros da Maria Heloísa Penteado.
O incentivo à leitura não precisa ser caro. Você pode incentivar a criança com gibis por exemplo, pode procurar livros infantis em sebos e feiras de livro (nessas feiras tem muita opção boa e lúdica por 5 reais), em lojas populares de brinquedos vendem livros que fazem sons a preços acessíveis, pode ler cordéis para a criança... O importante é estimular o contato. Deixar que a criança toque o livro, cheire, veja... Aqueles contos de fadas em livros de colorir são ótimos para isso!! E conforme ela for crescendo, estimule a criança a frequentar a biblioteca da escola e a levar livros para casa. Não podemos esperar que a escola tome a iniciativa. Esse tipo de incentivo vem da família.
Mesmo que você não tenha filhos, pode fazer a sua parte. Dê livros de presente quando for chamado para um aniversário de criança, leia para um priminho ou sobrinho, irmão mais novo... E se tiver livros sobrando em casa, doe para uma biblioteca de escola pública. Com certeza vai mudar a vida de muita gente.
ACOMPANHE O BLOG NAS REDES SOCIAIS
Instagram (@checkinvirtual)
Amei!
ResponderExcluirAssim como sua mãe, meu avô me incentivava a ler e também a escrever, por isso desde muito cedo eu já escrevia textos grandes e gostava muito.
Acho seu ponto muito importante MESMO! Ainda mais que hoje em dia tudo se resume a redes sociais, ou seja, textos bem rasos de informações.
Ler livros e aprender a interpretar e imaginar é algo muito importante para vários aspectos da vida e, infelizmente, nós não somos incetivamos nem na escola.
Fico bem triste quando vejo livrarias fechando as portas ou bibliotecas maravilhosas (como a do CCBB RJ) super vazias.
Espero que seu texto alcance muitas pessoas para que possamos criar uma geração mais focadas em livros <3
Beijão,
Ella J.
O bom é que nunca é tarde para começar! Mas precisamos mesmo reavivar a cultura dos livros!
Excluir