19.9.18

Ressaca literária: 5 dicas para se livrar dela


Quem nunca foi abduzido pela famigerada e maldita ressaca literária? Para quem não sabe do que estou falando, ressaca literária é aquele momento da vida em que não conseguimos ler mais nada. Muitas vezes ela está relacionada a alguma leitura que te marcou muito ou a um período de leituras intensas. 

Durante a ressaca parece que até queremos ler, mas até ver o povo brigar por política no Facebook vira mais interessante que abrir aquele livro que está ali do lado, coitado, pegando poeira...


1- Respeite seu tempo

Essa dica parece que nem deveria estar aqui. Mas está. Se você é aquela pessoa que realmente lê por prazer pode achar estranha essa falta de vontade. Isso mostra que você está saturado (a) e que está realmente precisando de um tempo longe dos livros. É normal. Você pode amar arroz e feijão, mas tem dias que a vontade é de jantar pizza. É o seu cérebro te alertando de que você  precisa pegar mais leve nas leituras. Fique uns dias longe dos livros, não se force a ler (ao menos que seja obrigatório) e tente não se cobrar. O importante é ler por prazer. 

2- Retorne às leituras gradualmente

Não precisa encarar Os Miseráveis para sair da famigerada ressaca. Volte a ler aos poucos. Contos ou poesias são leituras mais rápidas e que não exigem muito tempo concentrado num mesmo assunto. Quadrinhos são maravilhosos também, pois trazem a literatura de uma forma mais lúdica. Use isso a seu favor. 

3- Invista em gêneros que você goste mais

Não dizem que o melhor remédio para uma ressaca é tomar uma gelada? Isso vale para a Literatura também! Não estou falando de ir pro bar, mas para pegar um livro que te vicie novamente. Para mim é suspense que funciona. Se eu pego um suspense, não paro mais de ler. Tem gente que é fisgado por romances, outros por fantasias... Escolha o gênero que mais te agrada, e dentro dele um livro que você tenha certeza de que irá amar.

4- Acabe com a procrastinação

Sim, vai ser difícil se livrar da ressaca literária com o Whatsapp apitando a cada 5 minutos, com aquela bolinha vermelha maldita no ícone do Facebook, e com a curiosidade para saber quantos likes deu a foto que você  postou há 5 minutos. Afaste-se das tentações! Quando começo a me incomodar demais com meus maus hábitos ao celular, tento seguir pelo menos alguma dessas dicas:

  • Colocar no modo noturno: Tudo bem que minha mãe fica desesperada tentando me ligar e eu não atendo. Mas quando entro em hiperfoco (anda difícil ultimamente) eu nem lembro que o celular existe. Sem ele apitar (e de preferência embaixo da ultima camiseta na sua gaveta) você não vai pegá-lo. 
  • Deletar aplicativos que mais consomem o seu tempo: Tem vários apps que ajudam a monitorar o tempo que você gasta no celular (eu uso o Quality Time mas sempre esqueço de ativá-lo). Até as configurações de bateria ajudam a dar uma ideia. Mas você sabe quem suga mais da sua atenção. Esses dias a cada 5 minutos eu queria twittar um negócio. E passava horas rolando a timeline e me irritando por besteira. Deletei e foi lindo. Até já baixei de novo, ao perceber que não andava mais com aquela neura para usar. No cursinho fiz isso com todas as redes sociais. Às vezes faço com algum joguinho. Depois de deletar, você nem lembra que o app existe. 
  • Aplicativos para focar: O pessoal recomenda muito o Focus Time Reborn, mas eu gosto mesmo é do Forest. Neste aplicativo você define o tempo que quer permanecer focado. Ao iniciar, você planta uma árvore. E se você pegar o celular para ver qualquer coisa que não seja o Forest, sua árvore morre. Como sou competitiva e amo um desafio, eu resisto à tentação de olhar o que for no celular para a minha árvore não morrer. Dá para definir meia hora por dia para ler, por exemplo, e usar o app ao seu favor. 
5- Separe um momento do dia para ler

Siga esse momento de leitura religiosamente. Encare como uma obrigação. Eu aconselho seguir essa dica depois de ter dado uns dias de descanso para a sua cabeça. Porque ler por obrigação não é legal. Isso é para você pegar no tranco novamente e para perceber o quanto você ama ler. 

Se você gostou dessas dicas, compartilha esse post com seus amigos. Dá um pin nessa imagem lindona aqui embaixo. E segue o blog nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!




ACOMPANHE O BLOG NAS REDES SOCIAIS

Instagram (@checkinvirtual)
Snapchat: checkinvirtual


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por