5.9.18

Bloqueio criativo: Como lidar?


Todo produtor de conteúdo certamente já passou por um momento de bloqueio criativo. Inclusive eu esses dias (oi, sumida). 
Como mantenho o blog contínuo desde 2015, e de forma intermitente desde 2009, meio que aprendi a lidar com esses bloqueios, quando surgem. 
Então vou contar para você o que eu faço quando o bloqueio criativo me pega. 



1- Relaxar

Às vezes você se cobra tanto para produzir conteúdo, para manter todas as redes sociais em dia e ainda conciliar com as outras atividades que você simplesmente espana e não consegue pensar em mais nada. Tire um momento para relaxar, para fazer algo de que goste muito. Pode ser que daí surja uma inspiração. Ou que você simplesmente consiga retomar o ritmo e voltar a produzir depois de uma bela tarde de descanso. Tente não se cobrar muito. Se não der para postar hoje no Instagram, não deu. Vida que segue. 


2- Consumir conteúdos que te inspirem

Tenho certeza que você acompanha um blog ou um canal que posta conteúdos que te inspirem. Nem precisa ser do seu nicho. Dali podem surgir ideias. Ou você pode se sentir tão bem,  admirar tanto aquela pessoa e vai se esforçar para chegar onde ela chegou. 

3- Pinterest

Não tem bloqueio criativo que resista ao Pinterest. Lá tem uma gama enorme de conteúdos que com certeza vão te inspirar. Eu tenho uma pasta só com inspiração de fotos para fazer para o Instagram. 

4- Exercitar a criatividade

Realizar atividades que demandem criatividade por prazer ajuda muito a evitar o bloqueio criativo. Assim seu cérebro está sempre ativo e ter ideias pode ser natural. Vale fotografar, desenhar, pintar, escrever... Quem sabe o conteúdo não sai direto dessa atividade?

5- Brainstorm

Toda vez que planejo a pauta do blog eu pego meu caderninho e vou anotando ideias que vão surgindo. Eu anoto ideias para o blog, canal e para a coluna que escrevo no Agito 24 Horas. Conforme anoto as ideias para uma mídia, surgem ideias para as outras. Anote palavras-chave e a partir delas desenvolva ideias. Por exemplo a palavra "criatividade"- podem surgir ideias como: exercitando a criatividade, bloqueio criativo, como tirar fotos criativas, o que é uma pessoa criativa.... 

6- Tenha um banco de ideias

Às vezes a ideia que surgiu da dica anterior não pareceu tão boa. Mas ao olhar em outro momento percebe uma nova forma de trabalhá-la. Aconselho a fazer o brainstorm e definir mais temas do que realmente usará no mês. Esse excedente pode render um post no Instagram ou te salvar no momento de um bloqueio criativo. 

Gostou do conteúdo? Então dá um pin no infográfico abaixo! Vai me ajudar muito. 



2 comentários:

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por