20.7.18

Caderno de leituras - como faço o meu


Eu sei que já tem um vídeo falando sobre como eu organizo minhas leituras, mas resolvi mostrar aqui no blog de pertinho algumas coisas no meu caderno de leituras. 

Esse é um método que adotei recentemente, mas que vem me ajudando muito a elaborar as resenhas que trago aqui para o blog. Também é uma forma de controlar e manter contato com livros que li anteriormente, e até mesmo para responder TAGs. 


Primeiramente, gostaria de falar que não são todos os livros que anoto. Alguns a leitura corre tão rápida que sequer tenho tempo para fazer anotações. Outros, eu simplesmente esqueço de anotar. Mas no geral priorizo esse registro para livros recebidos em parcerias, e obras mais importantes para a Literatura. O primeiro livro que registrei foi Morte e Vida Severina e isso me ajudou demais a fazer o vídeo com a resenha desse livro tão incrível!

Eu comecei o caderno fazendo uma página de metas para o ano, na qual anotei todos os desafios literários dos quais pretendia participar. Alguns eu simplesmente não consegui e nem comecei... Mas fazer o que, não é mesmo?

Também fiz uma página para as metas mensais. Eu escolho, de acordo com as minhas outras atividades do mês, as leituras que farei. Isso me ajuda a planejar quantos livros começarei por vez, e quais levarei comigo o dia todo. 

Tenho uma página para anotar todos os livros novos. Aqui só anoto livros físicos, mas deveria começar a anotar os e-books também. 

Fiz uma página para os livros desejados, mas como tenho uma lista similar no Bullet Journal esta folha está em branco. Passarei para ela os livros que quero comprar na Bienal. 

E agora começa a parte mais importante, a de leituras. Aqui eu anoto dados técnicos como autor, editora, data de leitura, tema do livro (bem resumido, no máximo uma frase) e a nota que atribuí à leitura. 

Tenho a seção de observações de leitura. Aqui anoto impressões que tive. Pode ser sobre a escrita, algum aspecto do enredo, uma curiosidade que encontrei. Geralmente anoto tudo na forma de tópicos, assim como tudo na vida. É difícil definir o que seria importante anotar. Eu vou pelo o que me fisgou mesmo. Muitas vezes anoto dados de textos de apoio, caso o livro possua algum. 

Muitas vezes sento para ler com o caderno do lado e uma caneta. Aí conforme algumas coisas me chamam a atenção, vou anotando. Faço pequenas análises também e observo a fluidez do texto. 

A outra seção é sobre o que escreverei na resenha. Aqui são detalhes que gostaria de contar para vocês. Claro que coloco também dados da observação de leitura. Deixo para esta parte alguns lembretes sobre o que devo colocar aqui no blog e deixo as análises maiores para esta seção também. 

Também anoto citações: Frases importantes para o entendimento ou frases bonitas mesmo. 

Não tem exatamente uma regra sobre como fazer um caderno de leitura. A ideia é que você faça o seu conforme as suas necessidades. 

4 comentários:

  1. sempre quis ser organizada assim com as minhas leituras mas como tô sempre caindo em ressacas o caderno ia acabar ficando jogado em um cantinho, tô sempre aqui falando isso, né? hahaha nunca consigo me livrar 100% da ressaca e manter um hábito legal de leitura.

    o caderno deve facilitar demais na hora das resenhas e vídeos, né? esse sempre foi um problema na hora das minhas resenhas, acaba esquecendo uma coisinha ali e aqui se demorasse demais pra escrever e pronto, já desandava o post inteiro.

    rayASNNES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o caderno pode ajudar nas ressacas... Pode aproveitar o período sem ler para atualizar as informações e quem sabe bata novamente aquela vontade de ler? Ajuda demais nas resenhas!! Sem comparação!

      Excluir
  2. Que bacana! Lembro que há um tempo atrás fiz um "caderno dos livros", onde eu anotava os livros que lia também, no mesmo estilo que você faz. Mas faz tanto tempo...depois vou ver se encontro ele!
    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por