27.6.18

Estados Literários - Região Norte



Então este é o primeiro post do Estados Literários, e hoje vamos falar sobre a Região Norte. Então vou separar aqui por estados e falar um pouquinho sobre alguns nomes e obras de cada Estado.  Se você conhece mais escritores e obras dos Estados da Região Norte, por favor, me conte nos comentários!

Amazonas

  • Milton Hatoum: Em 1989 estreou na ficção com "Relato de um Certo Oriente", e é autor de obras aclamadas como "Dois Irmãos". Atualmente é publicado pela Companhia das Letras. Por suas obras já ganhou diversos prêmios internacionais. Aqui no Brasil recebeu várias vezes o Prêmio Jabuti. Com certeza um dos nossos mais importantes autores contemporâneos. 
  • Luiz Ruas: Falecido em 2000, foi um sacerdote, jornalista, professor e poeta. Foi perseguido durante a ditadura militar por suas ideias progressistas. Os seus livros são "Aparição do Clown", "Linha d'água", "Os graus do poético" e "Poemeu". 

Acre

  • Agamémnon Parente Moraes: Foi médico, filósofo e escritor. Faleceu no ano de 1987. Escreveu as biografias de Rolando Monteiro e de Joaquim Santos Parente. Em 1945 publica "A Revolução da Ideia", onde a Ideia é retratada como personagem. 
  • Mário da Gama Kury: Um dos maiores tradutores da Literatura Grega. Traduziu grandes clássicos gregos para o português. Pela editora Zahar publicou um dicionário da Mitologia Grega e Romana. Dedicou-se com mais afinco à Literatura após aposentar-se do Direito. Fala com fluência seis línguas. 

Rondônia

  • Otávio Afonso: Poeta falecido em 2008, estudou jornalismo e atuou como gestor público. Publicou as obras "Cidade Morta"(poesia) e "Direitos Autorais: Conceitos essenciais". Publicou também poemas experimentais e letras de músicas. 
  • Vanessa Prieto: Atriz, dramaturga, produtora e escritora. Publicou o livro infantil Silêncio em Apuros. Foi baseado na peça homônima, também escrita por ela. O livro concorreu pela categoria Jabuti e tem temática sócio-ambiental. 
  • Kézia Martins: Autora já resenhada aqui no Check-in Virtual pelo excelente "O Jogo da Verdade", um livro destinado a adolescentes que fala sobre o primeiro amor e a depressão. É também ilustradora e estudante de Letras. 

Tocantins

  • José Gomes Sobrinho: Falecido em 2004, foi poeta, músico e escritor, membro da Academia Tocantinense de Letras. Uma lei sancionada em 2010 leva o seu nome e incentiva o ensino da arte e cultura regional nas escolas. Na verdade o autor nasceu em Pernambuco, mas todas as referências que encontrei o colocavam no Tocantins, por ter vivido lá e feito parte dessa Academia. 

Pará

  • Olga Savary: Poetisa, primeira mulher a escrever um livro inteiramente dedicado à poesia erótica (Repertório Selvagem). É vencedora de diversos prêmios literários, entre eles o Jabuti. Traduziu obras de autores hispano-americanos e é membro da PEN Club, associação mundial de escritores vinculada à Unesco. Outros títulos são "Sumidouro", "Hai-Kais" e "Morte de Moema"
  • Maria Lúcia Medeiros: Falecida em 2005, foi escritora, poetisa e professora. Publicou os livros de contos "Zeus ou a menina e os óculos" , "Velas, por quem?", "Quarto de Hora", "Horizonte Silencioso" e "Céu Caótico".

Amapá

  • Manoel Bispo Corrêa: publicou "Cristais das Horas", "Mental Real" e "Canto de meus cantares". Além de poeta é artista plástico, professor, compositor e contista. É membro da Academia Amapaense de Letras. Vi vários de seus poemas com recursos gráficos, mas nunca peguei um livro dele em mãos para saber se os poemas originais são assim. 

Roraima

  • Cristino Wapichana: Músico e escritor, desenvolve atividades educativas sobre a cultura indígena para crianças e adolescentes. Recebeu prêmios nacionais e a Medalha da Paz. Também é elogiado por promover e conscientizar sobre a cultura indígena. Algumas de suas obras são: "A Onça e o Fogo" e "Boca da Noite"
E aqui chega ao fim o primeiro post desta série. Alguns autores me deram muito trabalho para encontrar material. E logo de cara percebi o quanto a nossa Literatura Regional é prejudicada. Acho que de todos, a Região Norte foi a que encontrei menos nomes famosos. Então vamos valorizar a Literatura Nacional. Se você gostou desse post não esquece de compartilhar em suas redes sociais para que possamos difundir a nossa cultura. Eu raramente peço isso em posts, mas nesse senti a necessidade. E por favor, me conte nos comentários se conhece mais algum autor da Região Norte que deixei de mencionar!

Caso queira colaborar para que esse projeto continue acontecendo, você pode comprar os livros que te interessaram mais pelo link abaixo, que a Amazon destinará uma pequena porcentagem para o Check-in Virtual. Você não pagará nada a mais por essa compra. 

Se você conheceu o  blog através deste post, que tal me seguir nas redes sociais? Sempre posto novidades por lá e também tenho um canal no YouTube!

Redes sociais
Instagram (@checkinvirtual)
Facebook
Twitter
Pinterest
Skoob 
Youtube
Snapchat: checkinvirtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por