14.2.18

Como a época de vestibular afetou meu hábito de leitura



Dizem que no Brasil o ano só começa após o carnaval. É depois do feriadão prolongado que acaba o merecido descanso de quem prestou vestibular. Aí começa toda aquela correria e cobrança de cursinhos...

Eu sempre fui uma leitora assídua. Desde a infância, foram poucos os dias da minha vida em que estive longe da companhia de um livro. Porém na famigerada era de vestibular esse hábito diminuiu muito. 


Havia uma cobrança, tanto interior quanto das próprias pessoas que me rodeavam para que eu estudasse muito. E toda essa cobrança transforma em culpa qualquer "desvio de conduta". Eu me sentia culpada caso largasse os polinômios para ler algumas páginas de um romance. A menos que fosse uma leitura exigida por alguma prova. 

E isso se tornava um círculo vicioso de cobranças. Eu não me permitia ver um filme, fazer alguma coisa que me desse prazer, e principalmente ler... Tudo bem que ao longo dos 3 anos de vestibular (3º ano de Ensino Médio e 2 anos de cursinho) eu fiz algumas leituras. Mas nem se compara ao meu ritmo de leitura anterior. 

Como o ato de ler toma bastante tempo, muitas vezes achamos que aquelas horas estão sendo desperdiçadas. E é mentira. É bom mudar o foco de uma época tão estressante. Na verdade isso é até necessário.... 

É comprovado que a leitura aumenta o léxico e a capacidade de interpretação. E mesmo assim eu não me sentia disposta a pegar um livro nas horas que tirava para descansar. Talvez pelo amplo esforço mental que o estudo intenso demandava, talvez por preguiça e muito provavelmente por me sentir culpada. 

Nesses momentos da vida, recheados de cobranças, qualquer lazer passa a ser condenado. Mas esquecemos que essa época costuma ser marcada por ansiedade. E ter uma válvula de escape, um lazer ajuda muito a afastar os sentimentos ruins.  E no nosso caso, a leitura pode ser muito bem vinda para proporcionar algumas horas prazerosas no meio de tanto stress. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por