8.11.17

Fotografando livros - Como criar um cenário?

Oie!! Faz tempo que não venho aqui com a pauta de fotografia, não é mesmo? Mas hoje vou dar dicas de como montar cenários para compor as fotos de livros.
Primeiro, você deve decidir qual é o seu estilo. Eu sigo muitos Instagrans literários, e cada um deles tem uma forma peculiar de produzir as fotos. Acho lindas aquelas cheias de elementos e com fundos em tons quentes, amadeirados. Porém não me vejo compondo uma foto como essas. O meu estilo é um pouco mais clean. Gosto de usar o fundo branco (embora já tenha mostrado como o fundo escuro pode ficar legal também), e objetos que de alguma forma me remetam o enredo. Caso não seja possível (ou seja, eu não tenha nada em casa que combine com a história), tento montar cenários com objetos mais "neutros", digamos assim e que combinem com a capa do livro.

Gosto de ressaltar que você não precisa gastar um centavo com isso. Eu uso objetos que já tenho em casa, e caso venha a comprar alguma coisa com intuito de fotografar livros, sempre arrumo um jeito de fazê-la se adaptar a algum fim. Comprei as sempre-vivas para fazer fotos, mas tratei de escolher umas que combinassem com o meu quarto e colocá-las num vaso no criado mudo.

1- Escolha um bom fundo


Essa vai ser a "base" da sua foto. Não adianta você fazer uma composição linda de objetos se ela ficar em cima de um lençol furado e desbotado. Pense em uma superfície o mais neutra possível, independente da cor que você escolher. Garanta também que há contraste suficiente e que não haja "choque de cores" entre a capa do livro e o fundo escolhido.
Por exemplo, nada de capa rosa choque em fundo vermelho. Há pouco contraste e a combinação não fica boa. Eu gosto de usar o branco ou um rosa bem clarinho, mas há quem prefira madeira, preto, cinza... Fica a seu critério. Você pode usar para isso uma mesa, o chão da sua casa, um lençol, cartolina, até mesmo um edredom meio amassado, com aquela carinha de leitura na cama. Ah, não há nada contra fundos estampados também, mas cuide para eles não "brigarem" com o livro, que afinal é o protagonista da fotografia. 

2- A escolha de objetos

Tendo em vista a história que deseja contar com a foto (sim, toda fotografia transmite uma mensagem), selecione objetos que combinem com ela. Vamos supor que você queira fazer uma fotografia de O Teorema Katherine. Para quem não sabe, é sobre um garoto que só namorou Katherines a vida inteira e resolveu fazer uma fórmula matemática para estimar quanto tempo duraria cada relacionamento. O resultado dessa fotografia você vê acima. Bem simples, mas essa foto minha inclusive já foi "roubada" do meu Instagram. Sim, a pessoa postou lá na cara dura sem créditos. Depois conversei com ela e tudo se resolveu. Eu coloquei uma régua e um compasso que são objetos que lembram matemática e uma fórmula meio complexa, escrita num pedaço de papel.  O que você tem que fazer é apenas ver a disposição e testar ângulos. Não se acomode, busque sempre inovar. 

3- Luz e edição

Esse tópico merece um post só para eles, mas precisa ser citado pois isso corresponde a no mínimo 70% de uma boa foto. De nada adianta dar o seu melhor na composição se não tem uma boa iluminação. O ideal é a luz natural, mas eu mesma uso sempre uma luminária já que raramente estou em casa durante o dia. A edição ressalta a luz e a sombra, atenua imperfeições, e até passam certas sensações. Foi feito um estudo que fotos mais azuladas recebem mais curtidas que aquelas em tons quentes. Aprenda a usar (com parcimônia, é claro) a ferramenta de cores no Instagram. Isso pode fazer verdadeiras mágicas nas suas fotos. 

Agora vamos para os exemplos? Vou falar como fiz essas fotos, e vocês podem se inspirar um pouco. 

Eu amo essa composição, mas concordo que a foto poderia estar levemente menos tremida. Por ser um livro sobre viagens, resolvi colocá-lo sobre um mapa do Brasil que mostra as estradas. Como você pode inferir pela cor dele, já é bastante antigo. Encontrei em casa também esse diário de viagem da minha mãe, que tem uma capa que super combina com o tema. Aproveitei o branco do lençol para não deixar o mapa dominar a fotografia, e por fim encaixei essa bússola no celular e essa ampulheta. Todo o cenário foi pensado para combinar com a história do livro. 

Essa é uma das minhas fotos favoritas. Não consegui encontrar em casa nada que remetesse a Senhora, então resolvi usar o universo feminino das mulheres do século XIX em geral: jóias e beleza. Esse frasco de perfume é bastante clássico e a embalagem do batom deu um ar de requinte (embora tenha custado bem baratinho). O segredo da foto foi encaixar o colar de forma que não sobrecarregasse a imagem, visto que eu queria o fundo clean aparecendo. Depois foi só organizar os demais objetos. Repare que a paleta de cores segue tons avermelhados e rosados, e que o branco causa equilíbrio e leveza para esses tons fortes.


Essa foto é da época em que meu cacto e suculentas ainda estavam entre nós. Resolvi usar essas plantinhas que lembram o semi-árido nordestino para conversar com a história de Vidas Secas. Animais em esponja completam o cenário e o cachorrinho de pelúcia é uma homenagem à Baleia. Depois foi só fotografar de cima para pegar o máximo de objetos possível, "fechando" bem a foto. Eu sempre uso essas casquinhas de madeira. Na verdade elas são o enchimento de um vaso de vidro, onde coloco o vasinho com suculentas. Também pingo nelas gotinhas de óleos essenciais para perfumar o quarto. São super lindas e versáteis.


Foi com essa foto que ganhei um sorteio da Dark Side Books. Coloquei aqui primeiro porque faz tempo que não posto fotos da Laila aqui no blog e em segundo lugar para mostrar que muitas vezes quebramos a cabeça tentando montar o cenário perfeito, quando tudo o que precisamos é que um animalzinho de estimação fofo fique parado ao lado do livro. Não tem como não fazer sucesso (mas se prepare que o livro não será mais o foco da sua foto).

2 comentários:

  1. Adorei =D
    Vivo dando dicas de composições literárias tbm.
    Gostei da forma que vc usa para fotografar =D
    Eu adoro tirar componentes da história da compor <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, a minha musa inspiradora das dicas de fotos literárias aqui, falando que gostou do meu post? Muita honra!! Seu blog é muita inspiração para mim! Muito do que aprendi foi com você, muito muito obrigada <3

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por