31.7.17

Realizando pequenos sonhos literários

Todo leitor tem sonhos literários. Creio que o mais comum seja aquele grandioso de ter uma biblioteca em casa, tipo a da Fera. Quem nunca sonhou em ter um cômodo da casa inteirinho tomado por livros? Com prateleiras do chão ao teto e uma poltrona bem confortável para a leitura? 

Eu tenho esse sonho. E já tive os sonhos menos grandiosos também, mas ainda assim levemente ambiciosos.  Um deles foi a minha estante de livros. 



Eu comecei minha coleção de forma modesta, com pouquíssimos livros. Tanto é que quando comprei a minha antiga escrivaninha para colocar o meu computador escolhi uma com alguns nichos, não eram muitos. Ah, os livros ficavam tão lindos ali... Tão lindos que eu precisava de mais e mais livros e a pobre escrivaninha foi ficando pequena para aquela quantidade. Então mudei meus preciosos para uma prateleira que ficava acima da minha cama, na época em que ainda dividia o quarto com minha irmã. Essa prateleira me acompanhou praticamente por toda a infância. Ela era relativamente comprida e passou por uma mudança de estado e 3 mudanças de casa. Dessa forma, na minha casa antiga (a que eu morei antes daqui), a prateleira não foi "chumbada" na parede, e apenas encaixada em um furo. Podia ser facilmente removida (uma bela vantagem para uma família praticamente nômade). 

Então a velha prateleira insegura passou a abrigar minha coleção que não parava de crescer. A casa também teve a sua construção adiantada e finalmente o quarto da minha irmã ficou pronto. A partir de então, a minha estante improvisada passou a colocar minha vida em risco. Nessa época, ela ficava logo acima da minha cama, e o peso dos livros faziam-na ceder. Poderia cair sobre a minha cabeça, enquanto eu dormia, a qualquer momento. 

Então minha mãe resolveu fazer móveis planejados para os quartos. Finalmente teria a minha estante. Desenhei um armário com 4 prateleiras de livros e uma parte inferior fechada para usar como sapateira (e guardar meu material escolar). Desenhei também a escrivaninha nova que pegava uma parede inteira. Tinha espaço para o computador (que não calculei direito e o fio não alcançava a tomada), uma parte para eu estudar e um pequeno armário na parte de baixo. Era quase perfeita.

Mas como ficou linda a minha estante! Em pouco tempo ela já estava ficando pequena... E pouco aproveitei, pois mudei de estado mais uma vez, e vim morar nesse apartamento. Obviamente escolhi o cômodo projetado para escritório como o meu quarto. Tantos lugares para encher de livros, e até mesmo uma estante grande! Em cinco anos eu lotei a estante e passei a ocupar um armário. Preciso pregar prateleiras no quarto para comportar a coleção que não para de crescer. 

E ela cresce porque venho realizando pequenos sonhos literários. Eu sonhava em ter um livro da Dark Side Books e agora tenho dois. Sonhava em ter aquela edição linda de O Perfuraneve e comprei bem barato na Bienal de São Paulo. Sonhava em ir a uma Bienal do Livro e ano passado fui em dois dias e comprei muita, muita coisa legal (que sequer comecei a ler). 

O fato é que aos pouquinhos nós começamos
a realizar esses sonhos. Juntamos um dinheirinho aqui, encontramos uma promoção ali e assim vamos expandindo nossa coleção, descobrindo novas leituras e nos deleitando com pequenos prazeres, como dar um check em um título numa lista de desejos.

8 comentários:

  1. Sonho em ter uma biblioteca gigante em casa rsrs. Mas aos pouquinhos a gente chega lá :D Amei conhecer seu blog, já estou seguindo!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, um dia conseguiremos!!
      Espero que goste, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  2. Oi linda, ameei esse texto. Para muitos conseguir uma estante e um cantinho é pura bobagem, mas nós sabemos que não. Tb estou sonhando com meu novo cantinho, estou juntando dinheiro e super feliz.
    Curte bastante sua estante, seus livros e leia muuuito!
    Beijo grande no coração

    http://cariocadointerior.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor coisa, estar perto de realizar nossos sonhos! Curta você a sua também!
      Beijão!

      Excluir
  3. Que fofo esse texto, é sempre bom sonhar né, meu sonho ainda é ir pra Bienal em SP hahaha, torço para que em seu cantinho se encha de livros <3 Meu sonho é ver minha estante completa, acho que nela cabe uns 400 e poucos de livros kkk (só falta a metade!!)
    Beijos! www.mandyline.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, ela é grande!! Um dia você irá para a Bienal. Esses dias descobri que tem bastante excursão que leva para lá, de repente você consegue antes do que imagina. E muitas vezes eles cedem ingressos para blogueiros (eu não consegui, mas quem sabe ano que vem).
      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  4. Ah que amooor! Sim, temos nossos sonhos literários, coleções e edições desejadas... que bom que está realizando mesmo com as mudanças.
    Também tenho meus livros de Bienal na espera (quase sempre!)
    Bjs


    Blog Coisas da Juu Participe do Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, livro em espera é o que mais temos hahahah! Vou fazer uma parte 2 só falando das edições desejadas que realizei!

      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por