22.5.17

Como ajudar um autor independente mesmo sem ter dinheiro

Imagem: Reprodução/ Pexels

Olá passageiros amantes de um bom livro! Vamos falar de literatura nacional? Mais especificamente, sobre autores contemporâneos nacionais, principalmente os independentes. 
Sim, você já viu muitas resenhas de livros escrito por essas pessoas aqui no blog. O ultimo post foi uma resenha dessas. Mas quantos livros indicados por mim, desses sem fama alguma você já comprou?

Poucos, não é mesmo? Ou talvez até mesmo nenhum. E por que?
Um dos motivos pode ser simplesmente o preço. Sim, eu também me incluo nesse grupo. Não é porque eu recebo várias obras pelo blog que nunca me interessei por alguma não parceira. E simplesmente tomei um susto ao tentar comprar. Infelizmente os preços abaixam pouco. Eu sou do tipo que pesquisa bastante antes de comprar um livro, como falei nesse post aqui, e raramente pago mais de 20 reais num exemplar em paperback comum. 

Dessa forma, por maior que seja a vontade de apoiar um autor, fica difícil realmente o fazer, principalmente se não tiver conquistado sua independência financeira ainda. 
Mas não desanime. Há muito o que fazer pela literatura nacional gastando pouquíssimo ou nada.

E-books gratuitos na Amazon

Uma das plataformas favoritas dos autores independentes é a Amazon. Muitas vezes os autores deixam o seu livro grátis por alguns dias para promover a obra. Experimente entrar na Amazon, entrar em e-book Kindle e organizar pelo menor preço. Vai encontrar muitas coisas boas por lá e pode ler no seu celular ou computador mesmo. 

Avalie

Se você leu algum dos livros que baixou gratuitamente no Kindle, não custa nada avaliar. Deixe lá suas estrelinhas, um comentário legal... Esse feedback é muito importante para os autores. Não se esqueça do Skoob!! Faça sua avaliação e resenha por lá, adicione à sua estante, enfim, dê a devida importância ao livro, principalmente se tiver gostado dele. 

Compartilhe

Nesse mundo digital em que vivemos é muito importante compartilhar. Deixe que o Skoob compartilhe automaticamente a sua leitura no Facebook e no Twitter, poste foto do livro  (mesmo que no Kindle ou na tela do celular) no seu Instagram, compartilhe seus trechos favoritos, recomende para amigos, enfim, mostre que leu, que gostou... Com cada um fazendo a sua parte a obra terá algum alcance e o autor ficará muito grato. 

Siga os autores nas redes sociais

E não seja um seguidor fantasma. Interaja, comente, curta, ajude as publicações a terem alcance. Se você for assíduo, as publicações serão sempre entregues a você. E se você for engajado ajudará a publicação a subir e alcançar outros seguidores que interagem menos. Isso porque a métrica do Facebook tem um critério de relevância baseada nas preferências do usuário. E as publicações em páginas tendem a ter um alcance pequeno, mas à medida que recebem interações esse alcance aumenta pois o Facebook entende que aquele post é relevante. Se você participa de algum grupo provavelmente já percebeu as pessoas comentando "up" para o post subir. O "up" é apenas um jargão dos grupos, qualquer comentário faz o post subir. O Instagram está usando uma métrica semelhante, baseada na relevância e o Twitter por ser uma rede rápida tende a perder publicações. Por isso seu retweet ajuda muito o autor. Além disso, é por esses meios que você descobre promoções,  e-books gratuitos, lançamentos...

Leia pelo Whatpad

Essa plataforma é maravilhosa para conectar autores com seus leitores. Lembra das fanfics de uns 10 anos atrás? É bem similar. Os livros são atualizados aos poucos, os leitores comentam... E é gratuito, tanto para ler quanto para publicar. Confesso que não sou muito engajada no Whatpad por falta de tempo, mas bem que gostaria, porque a proposta é maravilhosa! E tem aplicativo para celular também. 

4 comentários:

  1. Olá, amei as dicas a plataforma do Wattpad e amazon é uma ótima maneira do autor ser reconhecido e sua obra também.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que tenha gostado!!
      Seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  2. Oi, Lívia.
    Depois que descobri o Whatpad tenho lido muitos livros de autores que estão iniciando e me surpreende com histórias maravilhosas.
    Também sempre que lembro compartilho e divulgo nas minhas redes sociais.
    Ótimo post.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Camila, está no caminho certo!! Eu queria ter mais tempo e memória no celular para poder ler no Whatpad:/
      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por