17.4.17

Vale a pena fazer ovos de Páscoa caseiros?

Eu sei que você deve estar se perguntando: Quem é essa doida que fala sobre ovos de Páscoa no exato dia seguinte à data?

Prazer, meu nome é Lívia e esse não é um blog de culinária, mas de uma pessoa que adora se aventurar na cozinha e às vezes posta umas receitas. Estou falando isso porque tem grandes chances de você, leitor ou leitora ser alguém que chegou aqui por acaso, trazido pelo Google. E seja bem vindo(a) a bordo!! Aproveite que vai ter chocolate com chazinho e já conheça a casa!


Bom, agora que já me apresentei, deixe-me contar minha história com o chocolate caseiro: 
Depois do vídeo do ovo recheado de Caipirinha Brunholi, no qual usei um chocolate pronto, tive a ideia de presentear meu namorado e minha família com ovos caseiros. Afinal, como disse acima, sou uma aventureira na cozinha e queria cobaias para o meu aprendizado sobre temperagem.
Agora vamos voltar à pergunta do título: Vale a pena fazer ovos em casa?
A resposta é a mais temida de todas: DEPENDE!

Foto compartilhada no meu Instagram (@checkinvirtual) Eu que fiz essas belezuras!


Eu não me arrependi, em momento algum. Mas eu gosto de cozinhar. Se você for iniciante, como eu, sugiro que preste atenção a alguns detalhes que não me contaram e que poderiam ter salvo a minha vida:

1- Sua casa vai ficar TODA revestida de chocolate, e você também, se for meio estabanada como eu. 

2- Sem termômetro, à base do "eu acho que essa é a temperatura" vai ficar MUITO mais difícil. Eu fiz sem termômetro e suspeito que a temperagem não tenha ficado das melhores.

3- Tenha espátulas de silicone. Não uma (como eu), mas umas duas ou três. Elas são ótimas, não são caras e não servem só para fazer chocolate, mas para não queimar um brigadeiro, fazer ovo mexido em panela que não pode riscar, raspar a tigela do bolo sem deixar nenhuma gotinha de massa lá dentro, enfim, perdidas elas não ficarão. Inclusive estou aceitando mais de presente porque adoro e só tenho uma hahhaa

4- Compre mais forminhas. Quanto mais, melhor. Sugiro que compre ao menos a metade ou no mínimo 1/4 da quantidade de ovos que fará, na verdade de bandinhas de ovo, dependendo da forminha. Eu fiz apenas com 1 forminha. Se a intenção era ter feito 6 ovos de colher com tamanho de 250 g cada um, consegui fazer apenas 4

5- Porque passei literalmente a tarde inteira na cozinha e não aguentava mais virar chocolate pra cá e pra lá (sim, haja braço para trabalhar com chocolate!)

6- Se você não tem um termômetro, melhor temperar APENAS o que for usar mesmo, ou terá que refazer o processo todo. Se tiver um (duvido, ou não estaria lendo este post), pode manter o chocolate na temperatura de trabalho enquanto ele não estiver em uso. 

7- Todo cuidado é pouco na hora de escolher o chocolate. Leia todos os ingredientes e estude os rótulos, pois você pode comprar um chocolate "hidrogenado" no lugar de um chocolate bom. Na dúvida, compre marcas que você já conhece. 

8- De preferência faça um planejamento antes, pense em todos os recheios, separe mais de um dia para ir fazendo tudo com calma e sem cansaço. Pesquise bastante o preço da barra de 1kg (sim, ela vai sair mais barata que qualquer ovinho do supermercado) e não deixe para a véspera como eu fiz (eu e mais metade da cidade que estava na loja de produtos para confeitaria no mesmo dia), porque corre o risco de não achar as caixinhas, ou as forminhas, ou até mesmo estar pagando muito caro no chocolate. Agora você tem 1 ano para ir comprando itens básicos como um termômetro e as forminhas (corre que deve estar barato agora). Então vai aprendendo a mexer com o chocolate, fazendo um bombom aqui, um pão de mel ali até ficar craque e poder ano que vem presentear todo mundo com ovos deliciosos. 

Resumindo, fiz um infográfico para você salvar e ir se organizando para o ano que vem. Comece trabalhando com quantidades pequenas, derreta e tempere uma barra pequena de 150g, faça alguns bombons em forminhas de gelo mesmo e a partir daí tire suas próprias conclusões. Se achar que é ok e gostar de cozinhar, invista no termômetro (ali embaixo tem uns links com alguns bem em conta, mas assim como você não sei se são bons, só testando para saber), nas forminhas, espátulas, uma boa tigela (maior que a panela pelo amor de Deus Pai) e já vá pensando em que recheios você pode usar. 

(Comprando pelos links acima você me ajuda a manter o blog)
Se você já vem sempre aqui, espero que tenha gostado do post. Se é novo, espero que continue voltando aqui no blog pois temos conteúdo toda segunda, quarta e sexta e vídeos aos domingos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por