3.3.17

Receita: Mousse de Goiabada com leite Ninho


Que delícia de semana curta!! Vamos comemorar com um docinho? É  a primeira receita do site (sim, agora nós somos um site e o nosso link mudou, olha lá em cima). 
Mas antes de tudo gostaria de ressaltar que não tenho formação nenhuma em gastronomia, sou apenas uma aventureira na cozinha. Futuramente pretendo fazer algum curso de confeitaria, pois gosto muito. 
Mas por enquanto vamos fazer essa receita super democrática, rapidinha, perfeita para o final de semana e esse finalzinho de verão que temos aí. 


Rendimento: 6 porções 

Tempo de preparo: 1 hora
Nível de dificuldade: Fácil
Custo: Baixo



INGREDIENTES:
150g Goiabada
200 g de creme de leite
5 colheres de sopa de leite em pó 
60 ml de água (ou 1/4 de xícara de chá)

MODO DE FAZER:

Primeiro temos que saber como é a goiabada que você está usando. Se ela é mais sólida, se é mais cremosa, se é caseira... Eu usei uma goiabada normal, não é a cascão mas também não é aquela super cremosa que parece uma geleia. Procurei mas não achei um nome específico para esse tipo de goiabada da embalagem. 

Se a sua for como a minha, mais durinha, você vai precisar derretê-la. É só cortar em pedaços, colocar numa panela com a água, em fogo baixo, e mexendo sempre para não queimar. Derreteu, tira do fogo. Se você quiser que a goiabada fique mais molinha é só colocar mais água. Isso também vale se você estiver usando um doce mais duro, como o "cascão". 

Agora nós vamos fazer um "chantininho". Se você estiver usando o creme de leite fresco, melhor ainda, o seu doce vai ficar mais gostoso. Se for o de lata, ou de caixinha, vai ficar bom também. De qualquer forma, bata o creme de leite com o leite em pó. Pode ser na batedeira, pode ser no fouet, na mão. Se estiver usando o creme de leite fresco, pode atingir o ponto de chantilly e aí vamos fazer uma montagem diferente. Se estiver usando o creme de leite normal, basta misturar e dar uma aerada, quanto mais você conseguir, melhor. 

-Caso tenha feito o chantilly:
reserve 1/3 do chantilly e coloque em um saco de confeitar. Os outros 2/3 você vai misturar com a goiabada previamente derretida. Pode bater na batedeira, que vai ficar muito bom. Coloque tudo num recipiente que possa ser levado ao freezer e com o chantilly que você guardou faça várias bolinhas por cima da mousse. Você fará isso porque a parte que tem a goiabada misturada não congela, mas o chantilly sim. Aí você vai ter um contraste maravilhoso entre o doce e o não tão doce, o sólido e o cremoso. É uma explosão de sabores na boca. 

-Caso tenha usado o creme de leite normal: 
Não vai rolar essa explosão toda. É uma versão mais simples e mais barata, mais rápida, porém igualmente deliciosa. É só misturar a goiabada no creme que você bateu e levar para congelar.


Essa é a aparência da mousse feita com o creme de leite normal
Eu testei as duas formas de fazer, e com os dois tipos de creme de leite a mousse fica super cremosa. Não recomendo fazer um topo muito grande de chantilly porque você não conseguirá tirar a mousse do recipiente. Por isso que falei para fazer pequenas bolinhas, assim você não terá problemas e ainda terá aquele contraste maravilhoso!

Façam e me contem o que acharam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por