27.2.17

Material para a faculdade de Medicina


Olá, passageiros!! Sejam bem vindos a bordo! No vídeo de hoje eu mostrei os materiais que precisei comprar para a faculdade de medicina.
Como eu sei que tem gente que não gosta de vídeo, ou está usando os dados móveis, vou falar brevemente sobre cada um dos itens aqui, ok?
Mas por favorzinho, dá uma olhada no vídeo! Juro que consegui falar menos, que a edição ficou menos cagada e consegui até colocar aqueles ícones de redes sociais e cards! Estou aprendendo!

Ah, queria agradecer a vocês! O vídeo do Bullet Journal ultrapassou as 100 views e já teve até mesmo spam e deslike. Tudo bem que spam está ficando frequente. Eu sei que 100 é pouco, mas para mim já é uma grande conquista e eu devo esse número a vocês!! Muito obrigada! E quanto as coisas ruins como o spam, é sinal de que em algum lugar a gente está aparecendo para esse povo encontrar a gente, né nom?E o deslike mostra que ainda tenho muito a melhorar. Então tudo isso me deixou extremamente feliz nesse carnaval.

Agora vamos ao que interessa!



  • Jaleco:
    Mais que uma capa de super-heroi, mais que a roupa que traz o status de "doutor" mesmo para quem acabou de entrar na graduação, o  jaleco (ou avental) é um EPI, ou equipamento de proteção individual, e serve APENAS para te proteger contra os eventuais riscos que as atividades práticas podem te expor. Bactérias no hospital, laboratório de microbiologia, fisiologia, anatomia e patologia; substâncias químicas na Bioquímica e na Anatomia. O jaleco serve apenas para isso. Para as aulas no Centro de Saúde ele também servia como um uniforme, para que os funcionários soubéssemos que éramos alunos. Mas sabendo disso, convenhamos que é bem nojentinho o seu uso em restaurantes e demais ambientes coletivos que você não precise de uma proteção. Tudo bem que você pode estar com um jaleco recém saído da máquina de lavar, mas até que prove o contrário, você está sendo um disseminador de bactérias. É bom até guardar num saquinho separado para não contaminar a sua mochila e demais materiais. 
  • Estetoscópio:
    Inventado por um médico francês,René Théophile Hyacinthe Laënnec, consistia originalmente num tubo, no qual o médico encostava o ouvido em uma extremidade e enquanto a outra ficava em contato com o peito do paciente. Por isso o seu nome, do grego, examinar o peito. O meu é da BIC, uma marca mais em conta. Comprei o modelo cardiológico, que é o melhor que eles têm. Não foi caro. A maioria usa Littman, da 3M, provavelmente a melhor marca de estetoscópio. Se você assiste House, Gray's Anatomy ou qualquer outra série médica provavelmente já viu aquele L emblemático estampado no diafragma do aparelho. Eu não comprei dessa marca porque é muito caro, e meu pai não quis me dar um por causa do preço. O meu é muito bom também e ainda não houve situação em que o estetoscópio tenha me prejudicado. Então se você está na faculdade e não pode pagar por um Littman ou Spirit, eu recomendo o BIC. Cuidado com Premium, eu tenho um do modelo mais simples (veio com o esfigmomanômetro) e ele é péssimo. Não recomendo. 
  • Luvas:
    Uma caixa será o bastante, provavelmente. Use a luva descartável que for melhor para você. Com ou sem talco, de vinil ou látex, preta, azul, branca, transparente... O importante é proteger a pele contra o formol e possíveis fungos e microrganismos presentes nas peças anatômicas. Não importa o preço da mensalidade, se é estadual ou federal, no geral as faculdades de medicina não fornecem luvas para o laboratório de Anatomia. 
  • Fita métrica:
    Vale qualquer uma. Alguns professores pedem a medida da circunferência abdominal nas anamneses. 
  • Esfigmomanômetro:
    A minha faculdade não pediu. Pode usar o do hospital nas anamneses. Mas é bom ter um em casa para praticar. Não é caro, não precisa ser da melhor marca. O meu é da Premium e quebra um bom galho. Assim que você entrar na faculdade já vão achar que você é médico(a) e sabe examinar, aí você aproveita, finge que sabe, e já afere a pressão de todos os tios na ceia de Natal. Olhando pelo lado bom, você pode até manipular resultados para sobrar mais peru e sobremesa para você. Brincadeira!!
  • Lanterna clínica:
    Não precisa ser esse modelo em caneta, precisa apenas ser pequena e iluminar. Cada professor de semiologia falou uma coisa a respeito da cor da lâmpada. Um disse que tinha que ser branca, outro que precisava ser amarela... Enfim... Fui na casa cirúrgica e comprei uma lanterna clínica e o professor de semiologia prática disse que poderia ser aquela, sem problemas. Na dúvida, peça indicação para os professores. O intuito aqui é você saber que vai precisar de alguma lanterninha, e não especificar qual você deve usar e por que, pois eu não sei. Estou só no segundo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por